15-11-2019 15:49

Santo Antônio, o santo casamenteiro

Um dos santos mais populares do Brasil, Santo Antônio, o santo casamenteiro, também o provedor e protetor das famílias, é santo muito requisitado. Na Igreja dos Capuchinhos, no domingo 20/10/2019, a imagem de Santo Antônio que fica no Velário (local dedicado às orações iluminadas pelo creptar das chamas das velas), estava com as mãos repletas de pedidos.
A Sagrada Escritura, na carta aos Hebreus capítulo 11 versículo 1, diz que “a fé é a garantia dos bens que se esperam, a prova das realidades que não se veem”. A fé é um dom de Deus, uma virtude sobrenatural infundida por Ele em nós, que nos certifica dos bens vindouros, como a promessa da vida eterna.

Acreditando na sagrada escritura, as pessoas que ali nas “mãos” de Santo Antônio depositaram seus pedidos, acreditam que serão atendidas e ao olhar a imagem de Santo Antônio (veja imagem), que de um lado carrega a Bíblia e o menino Jesus e do outro lado carrega inúmeros pedidos, feitos à mão pelos devotos, encaixados na imagem carinhosamente, nos faz entender o quanto o Santo está presente na vida dos fies da Paróquia Santo Antônio.

Dessa forma, é fato que “É pela fé que compreendemos que os mundos foram organizados por uma Palavra de Deus. Por isso é que o mundo visível não tem sua origem em coisas manifestas” (Hb 11,3). A pessoa de fé é aquela que crê na existência de Deus, que criou todas as coisas visíveis e invisíveis, e que é Ele o organizador de toda a criação.

Viva à Santo Antônio!!!

Roberta Barreto,