30-09-2017 13:58

MÊS DAS VOCAÇÕES

No mês dedicado às divinas vocações, agosto, temos a oportunidade de rever e rezar o chamado de Deus em nossas vidas. Há um Deus que chama e um coração humano que é capaz de sentir esse apelo e respondo na doação da própria vida. Acertar essa resposta é ter a certeza de uma vida bem feliz, nas pegadas do Evangelho e no exercício cotidiano do amor. Aliás, “todo amor termina em vocação!”.

A vocação missionária, colocada no cerne da vida em comunidade, foi exercida com todo empenho pelos fiéis de nossa comunidade paroquial na SEMANA MISSIONÁRIA que aconteceu concomitante à SEMANA DA FAMÍLIA de 13 a 20 deste. Uma Igreja em saída, eis o projeto de sempre e reforçado pelo Papa Francisco. Devemos estar em ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO. Esse não é um convite para alguns, senão para TODOS OS BATIZADOS.

A reflexão dos textos marianos do Novo Testamento nos ajuda a compor o “retrato vocacional” de Maria com seu rosto de “mulher” que gerou o Filho de Deus. Esta “mulher” nos convida a realizar um serviço simples, profundo e eficaz na geração de novos vocacionados, discípulos e missionários do Senhor.

Dela, recebemos Jesus que nos conduz ao Pai. Maria é Mãe do Senhor e nossa Mãe pela qual nos chega a graça da vocação e a obra misericordiosa da salvação. Ela é toda de Deus, mas é também de cada vocacionado. Maria trás Deus aos vocacionados e nos eleva até o autor da vocação. E você, caro irmão leitor, já descobriu o seu lugar na Igreja, na comunidade? Já tomou consciência do seu chamado e do serviço que pode oferecer aos irmãos? Cristo continua passando em nossas vidas e convidando a todos para o seu seguimento. Qual é a sua resposta?

Pároco Frei Mário Sérgio.