06-10-2019 07:50

Passagem de São Francisco desta realidade humana para a Vida Eterna

Contemplamos no dia (03/10) a passagem de São Francisco desta realidade humana para a Vida Eterna. Celebramos o Trânsito (Pascoa, Passagem, morte) de São Francisco de Assis.

Francisco entra no mistério da morte cantando, sem medo, porque sabe que vai para os braços amorosos do Pai. Encontramos neste gesto sublime de entrega e abandono um caminho para humanizar nossa relação com o outro e levar-nos a ter compaixão do irmão, para adentrarmos como Francisco no caminho da eternidade.

Francisco quis ser deitado nú na terra, porque queria morrer nos braços de sua Dama Pobreza. De imediato abarcou os vinte anos que se tinham passado após sua união: “Cumpri meu dever, que Cristo agora vos ensine o vosso!”, disse ele aos irmãos.

Que a celebração da Vida e Morte de Francisco nos impulsione a vivermos em nossas relações com o próximo a mística humanizante e da compaixão. Só assim poderemos dizer, como Francisco, que cumprimos verdadeiramente, nosso dever de amar e doar-se sem medidas!