24-09-2017 12:03

A Bíblia e São Jerônimo

Celebrado pela Igreja Católica no dia 30 de setembro, São Jerônimo foi um homem muito culto, teólogo, escritor, filósofo, historiador, doutor nas Sagradas Escrituras. São Jerônimo nasceu na Dalmácia, hoje Croácia, por volta do ano 340. Sua família era rica, culta e de raiz cristã. Ele era filho único e herdou uma pequena fortuna de seus pais. Após a morte deles, Jerônimo foi morar em Roma, onde estudou latim e retórica, que é a arte de falar bem, oratória, com os melhores mestres da época. Com isso, adquiriu mais cultura ainda.

Dentre seus legados para a humanidade, um merece especial destaque: foi responsável pela primeira tradução da Bíblia do hebraico, aramaico e grego para o latim. Essa versão recebeu o nome de Vulgata (Popular).

Apesar do senso comum ter a Bíblia como um único livro, na verdade ela é a coleção de 73 livros, todos escritos sob a inspiração do Espírito Santo, sendo 46 Livros do Antigo Testamento, assim distribuídos: 5 Livros do Pentateuco, 16 Livros Históricos, 7 Livros Sapienciais, 18 Livros Proféticos; completam as Sagradas Escrituras os 27 Livros do Novo Testamento, quais sejam: 4 Evangelhos, Atos dos Apóstolos, 21 Epístolas e Apocalipse.

A CNBB propõe para o Mês da Bíblia 2017 o tema “Para que n’Ele nossos povos tenham vida” e o lema “Anunciar o Evangelho e doar a própria vida”.

Na nossa Regional Nordeste III da CNBB, somos convidados a refletir nos círculos bíblicos a Primeira Carta aos Tessalonicenses, o mais antigo dos escritos do Novo Testamento. Nela São Paulo nos “mostra como as comunidades vão sendo formadas na alegre acolhida à Boa Nova e no incansável e apaixonado serviço a essa mesma Palavra” (Círculos Bíblicos 2017, CNBB Regional Nordeste 3 – Bahia e Sergipe, pág. 3).

Por Antonio Roberto Vieira Gonçalves