Décima Terceira Noite da Trezena

14-06-2018 17:35

Hoje (13/06), aconteceu a 13ª noite do trezenário, encerrando os festejos de Santo Antônio. Durante os treze dias foi realizada diariamente uma programação distinta, com propósito de agradecer e comemorar a vida de nosso padroeiro Santo Antônio, a saber: missas na Paróquia, homenagens ao Santo, aos romeiros, procissão e a quermesse com a participação de toda a comunidade, párocos, freis e do Bispo Emérito Dom Itamar.

Neste último dia, as atividades foram diversas, com a realização de missas em vários horários, almoço partilhado, plantão de bênçãos, adoração ao Santíssimo Sacramento e a participação dos grupos musicais Santa Cecília, Renascer e Israel.

Dando continuidade, à noite foi celebrada uma missa festiva com toda a fraternidade Capuchinhos, com o tema: “Santo Antônio, Arauto da Paz”, tendo como proposta a vida em fraternidade (Vós sois todos irmãos). A animação ficou por conta do grupo Ministério de Israel. Esteve presente na celebração o Padre Gerson, Pároco da Paróquia Cristo Redentor.

Frei Mário Sérgio trouxe uma mensagem de paz que permeou todo o momento do trezenário.

“Nunca é demais falar de paz, nunca é demais pensar num projeto comum de paz! Nunca é demais rezar pela paz! Se você perguntar a um sociólogo, ao um filósofo, a um pensador qualquer, a um médico a um psiquiatra : qual é a origem da falta de paz? Quantas respostas multidisciplinares nós teremos... Mas se perguntarmos a um teólogo, ele vai dizer: a falta de paz é o pecado que se instalou no coração humano.Que endureceu o coração humano, que petrificou o coração humano. O coração preso, o coração petrificado, ele é sem dúvida nenhuma, um coração que agride, que machuca, que vai ao confronto, que vai ao conflito. Se falamos então, para homens e mulheres de fé, convém examinar o próprio coração, só teremos paz quando o nosso coração estiver em paz!

Só teremos paz na sociedade e no mundo, quando dentro do coração de cada um de nós, a paz for uma realidade. E aí meus irmãos, todas as decorrências do pecado geram sem dúvida nenhuma, todo o tipo de violência, a violência nasce dentro do coração.

Jesus vai dizer isso: é de dentro do coração que nascem as más inclinações, ele diz uma lista de doenças que saem de dentro do nosso coração. Políticas Públicas importantes, que se possa imaginar ... um Brasil sem violência na política e na corrupção são importantíssimos, se ela não for uma realidade dentro do nosso coração.

Nos escandaliza saber que o Brasil é um país cristão, um país campeão de violência, campeão em corrupção. O que está acontecendo com o nosso coração crente, com o nosso coração temente a Deus?

Foi para essa chamada de consciência que nós gostaríamos que nossa catequese despertasse, e para isso o convite foi para que oremos a Santo Antônio. Se queremos viver a paz e achamos que ela não é possível, oremos um modelo de paz. E aqui na nossa Paróquia nós temos como patrono um modelo de PAZ”!
E assim encerramos o trezenário celebrando a vida de Santo Antônio.

Feliz comunidade Santo Antônio , fiquem com Deus!
Feliz trezenário 2018 e até o próximo ano.