24-12-2016 15:00

INCLINAR-SE PARA ENTRAR NO ESPÍRITO DO NATAL

Quem hoje quiser entrar na igreja da Natividade de Jesus, em Belém, descobre que o portão, que chegou a ter cinco metros e meio de altura, e pelo qual os imperadores e califas entravam no edifício, foi em grande parte tapado. Restou apenas uma pequena abertura de metro e meio.

A intenção foi provavelmente proteger melhor a igreja contra eventuais assaltos, mas, sobretudo, evitar que se entrasse a cavalo na casa de Deus, Quem deseja entrar no lugar do nascimento de Jesus tem de inclinar-se. Parece-me que nisto se manifesta uma proximidade mais profunda, da qual nos queremos deixar sensibilizar nesta noite santa: se queremos encontrar Deus que apareceu como criança, temos de nos apear do cavalo da nossa razão “ilustrada”.

Devemos depor as nossas falsas certezas, a nossa soberba intelectual, que nos impede de perceber a proximidade de Deus.

Quem não se inclina para o Menino da manjedoura, não entenderá o Deus que se inclinou por amor aos homens.

Att.: Frei Mário Sérgio