22-08-2017 16:37

Igreja Missionária

Está muito claro que o Papa Francisco não quer uma Igreja que fica apenas cuidando de si mesma. Quer uma Igreja que saia do isolamento, levando o Evangelho para o mundo. Igreja próxima da vida das pessoas, falando uma linguagem compreensível, sobretudo aos mais simples.

A Igreja não está no centro. Quem está no centro é Jesus Cristo, que a envia para a periferia. Periferia não só geográfica, mas existencial. A vida de Jesus de Nazaré esteve sempre voltada para o anúncio do Reino do Pai. Por isso, formou ao seu redor uma comunidade, criou um movimento, reuniu homens e mulheres de todas as condições, preparou-os para a missão.

Já no tempo de seu ministério público enviou os discípulos em missão, dois a dois, às aldeias e cidades aonde deveria ir (Lc 10,1). Depois de ressuscitado enviou-os em missão ao mundo inteiro a anunciar a Boa Nova a toda criatura (Mc 16,15). Desde o início a comunidade de Jesus é, por essência, missionária. Uma paróquia missionária torna-se uma rede de comunidades que alcançam o máximo possível de pessoas. Nela, os agentes de pastoral, a começar com o pároco e os membros do CPP, pensam e agem para fora. Preocupam-se com as periferias geográficas e existenciais, como ensina o papa Francisco. Elaboram sua agenda não a partir do que já existe e para fortalecer a instituição eclesial, mas a partir das urgências vitais das pessoas, de suas necessidades físicas e espirituais.

É claro que para isso é preciso contar com mais pessoas e mais recursos. Aqui está o desafio: acreditar que quando se vai para fora, vão surgir, como dom do Senhor, essas pessoas e esses recursos. Assim, dentro das prioridades das Santas Missões Populares, nossa Paróquia realizou a SEMANA MISSIONÁRIA PAROQUIAL no período de 13 a 20 de agosto para reavivar o espírito missionário em seus fiéis e chegar ao máximo possível de irmãos e irmãs que estão impossibilitados ou afastados de nossa convivência eclesial e comunitária.

Assuma seu batismo e junte-se a nós!