15-09-2019 00:37

Mês da Bíblia

O mês de setembro é dedicado à contemplação da bíblia, desde 1971 em todo Brasil. A escolha do mês deve-se ao fato de no dia 30 de setembro ser comemorado o dia de São Jerônimo, santo que traduziu a Bíblia dos originais (hebraico, grego e alguns trechos em aramaico) para o latim. A tradução feita por São Jerônimo chama-se a “Vulgata” (de “vulgata editio”, “edição para o povo”) e foi o texto bíblico oficial da Igreja Católica até a “Neovulgata” em 1979.São Jerônimo levou cerca de trinta e cinco anos para fazer essa tradução nas grutas de Belém, vivendo a oração e a penitência ao lado da gruta onde Jesus nasceu. O santo disse que “desconhecer as Escrituras é desconhecer o próprio Cristo”.

Na bíblia está descrita a história de um povo com o seu Deus, povo escolhido por Ele, para ser exemplo para todos os povos. É o próprio Deus que se revela a nós através de sua Palavra, toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Ela está dividida em duas grandes partes:  Antigo Testamento: São todos os livros escritos a partir do séc. XV a.C. até o nascimento de Cristo. Contém a Lei de Deus dada a Moisés, a história do povo de Israel e suas reflexões, bem como a previsão da vinda do Messias, que se deu com a vinda de Jesus Cristo.

Novo Testamento: São todos os livros escritos após a vinda de Jesus até o final do séc. I d.C.. Relata a vida e as obras de Jesus, a criação e a expansão da Igreja, além de documentos de formação do povo cristão. Essas duas grandes divisões estão, ainda, subdivididas de acordo com o conteúdo dos livros. Para o Antigo Testamento existem os livros da Lei também chamados de Pentateuco, isto é, os "cinco livros" de Moisés, que abrem a Bíblia, e falam da Criação de Deus e da formação de seu Povo Eleito.

Os Livros Históricos que descrevem as guerras de Israel, bem como a história de seus reinos, os Livros Didáticos ou sapienciais, apresentam a sabedoria e poesia dos hebreus e os Livros Proféticos que foram escritos por profetas que pregavam o arrependimento e preparava o povo eleito para a chegada do Messias Salvador.

Para o Novo Testamento temos o Evangelho que narra a vida, os ensinamentos, os milagres e a obras do Messias Jesus Cristo, o Livro Histórico que apresenta a instituição e expansão da Igreja Cristã, primeiro na Palestina e, a seguir, no mundo até então conhecido. Epístolas que são as doutrinas e exortações escritas por alguns Apóstolos de Cristo e encaminhadas a comunidades ou fiéis cristãos e o Livro Profético que traz a vitória de Cristo e sua igreja sobre as forças do mal e o juízo final.

A Bíblia é o livro mais vendido, distribuído e impresso em toda a História da humanidade, está traduzido em praticamente todas as línguas do mundo. Ter um mês dedicado especialmente a ela tem como objetivo ressaltar a importância das Sagradas Escrituras na vida de todo cristão. É preciso ler e estudar a Bíblia regularmente, aquecer a alma com seus ensinamentos e saber usá-la em todos os momentos da vida. Abra a Palavra, deixe Deus falar ao seu coração e use essa ponte de comunicação direta com Ele no seu dia a dia.

A Carta aos hebreus diz que “a Palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes, e atinge até à divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração” (Hb 4,12).

Últimos Escritos