Untitled Document

INSTALAÇÃO DA PARÓQUIA

Foi instalada no dia 09 de fevereiro de 1964 pelo Bispo Diocesano S. Excia. D. Jackson Berenguer Prado (antes Templo Santuária de Santo Antônio dos Capuchinhos), nomeando o Primeiro Pároco o Frei Romano de Offida- Criou o arquivo Paroquial possuindo todos os livros de Registros: de Batizados, Casamentos, Crismas, Livro de Tombo, Atas do Conselho Paroquial, etc. e Irene foi oficialmente nomeada Secretária da Paróquia, visto que a mesma, desde a chegada dos capuchinhos já atuava em todos os setores religiosos.

1949
- Idealização da construção do Seminário pelo Revmo. Pe. Custódio, Provincial Frei Germano de Colli.

Agosto/1950
- Com a permissão do Revmo. Provincial das Mareas, Frei Estanislau de S. Severino, comprou o terreno e receberam mais um quarteirão doado pelo Sr. Fraterno Eliziário de Oliveira.
- O Engenheiro Dr. Joao Marchesine fez a planta, orientado pelo Provincial e do Frei Henrique de Ascoli. Alugaram uma casa modesta para que o Frei Henrique, Frei Isaias e Frei Graciano se acomodassem. Os sacerdotes residentes, aproveitaram uma garagem ao lado e improvisaram uma capela.

28/Outubro/1951
- Benção solene da 1ª pedra e chegada da imagem de Santo Antônio. Vieram Romarias: três ônibus de Salvador com seminaristas e devotos; três caminhões e uma caminhonete de Alagoinhas e um caminhão de Conquista. A caminhonete que vinha com a imagem de Santo Antônio caiu em um barranco e a cinco léguas de Feira de Santana, mas graças a Deus não houve nada grave. Tanto a Imagem como o religioso que vinha dirigindo, nada tiveram. Houve apenas um atraso na programação.
- Logo após a benção da pedra fundamental feita pelo Revmo. Bispo auxiliar D. Antônio Moreira, foi realizada a celebração de uma Missa Campal, cantada por Frei Isidorio de Loreto, assistida pelos: Frei Paulo de Itabaiana, Frei Romano de Offida, Pe. Aderbal Sabak , vigário da Freguesia de Feira, o capelão do Asilo N. Sra. de Lourdes, Cônego Mário Pessoa, o custódio Provincial além dos Sacerdotes residentes. A tarde, houve homenagem no Ginásio Santanópolis.
Novembro/1951 - Iniciaram os trabalhos da construção fazendo os alicerces.

1952
- 13/06 - Dia do Padroeiro Santo Antônio , houve Missa e Primeira comunhão de um grupo de crianças preparadas por Frei Isaias.
- 04/10 - Comemoração do dia de São Francisco pela Ordem Terceira.

1953
- 11/01 - Inauguração do primeiro pavilhão. Foi presidida por uma Santa Missão e muitos fiéis participaram da benção da nova capela.
- 13/06 - Primeira festa de Santo Antônio , após o Trezenário com pregação do Frei Isaias, houve Missa Solene e procissão com a imagem de Santo Antônio, com a presença de devotos vindos de localidades circunvizinhas.
- 09/08 - Fundação do Apostolado da Oração por Frei Isaias.
- 08/12 - Fundação da Cruzada Eucarística Infantil por Frei Graciano .

1954
- Comemoração do Ano Mariano Além do Mês de Maria, houve aulas de catecismo nas escolas do bairro, distribuição de fitas, terços, roupas e alimentos e peregrinação pelas residências do bairro Ponto Central e vizinhanças do convento , por iniciativa do Frei Graciano, tendo o encerramento somente no dia 08 de dezembro de 1954, dia de N. Sra. da Conceição.
Trezena de Orações e pregações em preparação a Festa de Santo Antônio com grande número de fiéis.
- 04/10 - Festa de São Francisco (Ordem Terceira)
- 24/10 - Festa do Apostolado da Oração, pregação do Frei Hermenegildo de Castorano.
Chegada do Frei Maurício de Mercatello

1955
- 07/02 - Chegada do Frei Benjamim
- 23/05 - Chegada do Frei Jorge de Altamira
- 13/06 - Com muita freqüência houve a Festa de Santo Antônio.
- 24/08 - Festa do Sagrado Coração de Jesus (Apostolado da Oração) com a presença de Frei Celestino de San Marino.
- Durante este ano também houve: retiros, missoes pregadas, sermões, crismas, batizados, casamentos, sendo 430 de reparação, confissão de doentes, realizados por Frei Isaias, Frei Jorge de Altamira e Frei Benjamim.

1956
- Nova família Capuchinha: Frei Miguel Angelo, Frei Isaias de Civitanova, Frei Henrique, Frei Virginio de Cavitanova, Frei Germano de Aguasanta, Frei Jorge de Altamira, Frei Justo de Cagli, Frei Faustino de Ripatrosone, Frei Mariano de Inhabupe e os Irmaos leigos: Ângelo de Jequié, Silvestre, Bernardo de Itapicurú, Marcelino de Itacaré.
- 24/02 - Chegada dos Seminaristas de Esplanada
- 02/03 - Chegada dos Seminaristas do 1º Ano ginasial de Salvador.
- 04/03 - Festa de inauguração do Convento Santo Antônio .
- Abril- Páscoa. Os religiosos auxiliaram em outras localidades.
- 08/04 - Despedida do Frei Henrique de Ascoli para viajar para a Itália, em férias.
- maio- Celebraçao do Mês de Maria
- Trezena de Santo Antônio com pregação de Frei Mariano e no dia da Festa com pregação de Frei Venâncio Maria de Itumirim na Missa festiva pela manhã e a tarde procissão e benção solene.

1957
- Saída do Frei Miguel Ângelo e do Frei Jorge de Altamira
Chegaram Frei Hermenegildo de Castorano, Frei Paulo de Itabaiana, Frei Feliciano de Maglianne, Frei Joaquim de Ripatrosone, e o irmão leigo Frei Serafim de Bartaçao e a volta do Frei Henrique.
- Abril/57 - Semana Santa, como sempre os religiosos auxiliaram nas demais freguesias.
- Maio/57 - Celebração do Mês de Maria com a visita domiciliar da imagem de N. Senhora.
- Junho/57 - Precedida de uma Trezena pregada por Frei Caetano de Altamira no encerramento a presença do Pe. Custódio o Frei Isaias, Pe. Mário Pessoa e o vigário Frei Hermenegildo.
- 04/10 - Festa de São Francisco (Ordem Terceira )
- 13/10 - Festa de Inauguração da Imagem de São Tarcísio, padroeiro da Cruzada Eucarística, organizada por Frei Mariano.
- 27/10 - Festa do Apostolado da Oração (Sagrado Coração de Jesus )
- 25/12 - Foram transferidos : Frei Justo e Frei Feliciano e chegou o Frei Pio de Colli

1958
- Profissão solene dos irmãos leigos: Frei Angelo de Jequié, Frei Bernardo de Itapicurú, Frei Marcelino de Itacaré. O orador foi o Frei Inácio de Vavá.
- 01/06 Fundação da Pia União de Santo Antônio por Frei Hermenegildo e Inicio da Trezena Pregadas por : Frei Hermenegildo, Frei Joaquim, Frei Mariano, Freio Pio e Frei Germano de Colli.
- 08/06 - Corrida de bicicleta , grande premio Santo Antônio e fundação do pão dos Pobres .
- 13/06 - Missa e benção dos doentes
- 15/06 Missas a partir das 05:30h. Ás 10:00h missa solene . As 15:00h - Grande Procissão com a imagem de Santo Antônio passando pelas principais ruas da cidade, houve missa na praça da Matriz as 17:00h celebrada pelo capelão Militar Frei Henrique(de Pernambuco) e logo após a imagem voltou para o largo do convento com uma multidão de fiéis para receber a benção do Santíssimo Sacramento dada pelo cônego Pe. Mário Pessoa. Esta foi a Festa mais animada, com quermesse, diversões , música e barracas diversas, organizada por Frei Hermenegildo e a Pia União de Santo Antônio, que também iniciou o programa na Rádio cultura denominado ''Um terço por Semana''.
- Julho - Chegada do Frei Nazareno e o Frei Paulo foi transferido
- Agosto - Festa do Perdão de Assis e comemoração dos 80 anos de fundaçao da Ordem Terceira.
- Novembro - Lançamento da primeira pedra do Lar Franciscano .

1959
- Fizeram apostolado em várias freguesias realizando tríduos, missões, confissões de doentes, etc. celebravam missas no asilo, na Matriz, na igreja dos Remédios , na capela do HDPA.
Na capela Santo Antônio celebravam cinco missas aos domingos e nos dias santos e mesmo assim havia fiéis que assistiam os atos do lado de fora pela freqüência que a cada dia aumentava.
A construção da Igreja estava indo a passos de gigante graças as campanhas dirigidas por Frei Hermenegildo e propagandas feita pela Rádio Sociedade que o mesmo havia adquirido.
O Frei Hermenegildo implantou a devoção das treze terças-feiras que antecedia o dia 13/06 na missa das 17:00 horas.
A partir deste ano todos os atos religiosos passaram a ser transmitidos pela Rádio Sociedade.
- Junho - Festa de Santo Antônio. Este ano teve cinema durante a trezena passando a vida de Santo Antônio, houve a ''instituição de Mordomos'' para cada noite e após os atos religiosos houve festa de largo muito animada, apesar das chuvas.
Foi fundada a revista oficial deste santuário '' A voz de Santo Antônio'' e a Ordem Terceira iniciou a construção do ''Lar Franciscano''.

1960
- Chegaram o Frei Adriano de Monsapietrangeli, Frei Custódio, Frei Fidelis de Itabaiana, Frei Serafim de Amparo, Frei Alberto de Mutuipe e o Irmão leigo, Frei João de Monterubbino e Frei Gregório , Frei Paulo.
- Junho - A missa dos doentes foi comovente quando centenas de doentes aleijados, cegos, mudos e velhos, recolhidos nas várias partes da cidade e trazidos para participarem da celebração, foram depositar suas preces, seus sofrimentos aos pés de Santo Antônio.
Este ano ficou decidido que a missa das 17:00h nos dias de terças-feiras seriam dedicada aos benfeitores da Igreja de Santo Antônio.
Os atos religiosos dos últimos três dias da Trezena foram realizados na nova igreja já em ponto de acabamento na sua estrutura externa. Com a aquisição da Rádio Sociedade.
Foi instituída a ''Missa Irradiada'' das 08:30h todos os domingos e dias santos, o canto do ''ofício de N. Senhora'' no sábado ''A prece do amanhecer'' todos os dias as 07:00h , continuou os demais programas religiosos, seja na Rádio Cultura como na Rádio Sociedade.
- Novembro- Semana bíblica de 08 a 13, foi organizada por Frei Serafim do Amparo a ''Primeira Semana Bíblica'' com desfile. Quinze carros alegóricos representando os 15 mistérios do Rosário.
- A prefeitura Municipal fez o calçamento da Praça da Igreja.
- Lançamento da Primeira Pedra para a construção de uma Escola Profissional.
- Dezembro - As festas natalinas, com nos outros anos, houve festa de largo com quermesse, leilões, bacarras, etc.
- 18/12 - Mudança da Capela para a nova Igreja. Foi realizada levando em procissão todas as imagens. Após a procissão missa solene inaugural.
- Foram realizadas as demais festas tradicionais: Santo Antônio, Perdao de Assis, Coração de Jesus, São Francisco e Vocações Religiosas.

1961
- Chegou o Frei Domingos de Carmerino, irmao leigo.
- Inicio da armação de um belíssimo presépio que foi feito por Frei Domingos e visitado por grande quantidade de fiéis.
300m de muro para o quintal foi levantado e plantaram varias árvores frutíferas como: laranjas, tangerinas, limeiras, etc.
Festa de Santo Antônio: Frei Hermenegildo juntamente com a Pia União de Santo Antônio, resolveram formar uma ''comissão'' para orientar os mordomos nas noites da Trezenas.
- Houve maior participação das famílias durante os atos religiosos.
- Sob a regência do Frei Serafim do Amparo, o Coral Santo Antônio abrilhantou a festa de Santo Antônio e as outras festas de costumeiras.
-Dezembro - A festa natalina deste ano, não tiveram a mesma animação dos anos anteriores devido ao período da seca que tanto prejudicou esta zona.

1962
- Inauguração do Altar-mor da Igreja na Festa de Santo Antônio. Logo após a bençao do altar, missa festiva com a participação dos Romeiros como sempre.
- No início deste ano chegaram: Frei Felix de Pacatuba e Frei Agatângelo de Crato e para experiência ao Ginásio Santo Antônio começou a ensinar também a um pequeno grupo de alunos externos.
- Julho - Comemoração dos 25 anos de sacerdócio do Frei Henrique de Ascoli, com a presença do Prefeito e autoridades da cidade e a noite houve uma homenagem no auditório da Rádio Sociedade.
- Em 01 de setembro, o Papa Joao XIII, procedeu a criação da nova Diocese de Feira de Santana, nomeando o primeiro bispo de Feira, D. Jackson Berenguer Prado.
- Setembro - de 18 a 23 realização da 3ª vez da Semana Bíblica com um fantástico desfile, organizado pelo Frei Serafim do Amparo e pelos membros da Academia Bíblica.
- Por iniciativa do Frei Felix de Pacatuba, foi iniciado entre os jovens uma preparação para a futura Congregação Mariana.
- Neste ano no natal presépio ao vivo no largo da Igreja, apresentado ao público durante 4 dias a noite sempre aplaudido.

1963
- Março - o Frei Romano de Offida, Frei Aureliano de Grottamare.
- Abril - Reuniram-se aqui no convento todos os Delegados da Pia Obra das Vocações e Missionários.
- Maio - Com muita chuva e temperatura baixa, houve o tradicional Mês de Maria que no encerramento sob a orientação do Frei Serafim do Amparo a Academia Bíblica participou da primeira missa dialogada.
- Junho - Na Festa de Santo Antônio foi comemorada a VII centenário da Transladação das relíquias de Santo Antônio. Iniciou em 1º a 09 de junho benção dos doentes no HDPA( Hospital D. Pedro de Alcântara) benção dos detentos na cadeia pública, Missa solene Pontifical por S. Excia. D. Jackson Berenguer Prado. A tarde Primeira Procissão Motorizada, com a locução de Frei Felix de Pacatuba. Dia 13, trinta e três romarias participaram. Houve a recepção solene á relíquia de Santo Antônio que estava colocado em um Reliquiário oferecido pela Pia União, o qual foi posto em um carro triunfal, havendo um desfile pelas ruas da cidade. Os romeiros em seus veículos e mais carros, auto-transportes mais ou menos e duzentos veículos.
- Ás 10 horas Missa Solene com três padres para os Romeiros e cantada pelo Coral Santo Antônio Feminino sob a regência do Frei Serafim do Amparo.
- O Reliquiário ficou exposto para veneração dos fiéis devotos.
- A tarde houve a administração do sacramento da Crisma pelo Sr. Bispo.
- Julho - O Frei Hermenegildo viaja para o Sul para fazer um curso de eletrônica.
- Agosto - 10º aniversário de fundação da Cruzada Eucarística. Missa pela manhã e a tarde procissão com andores de São Tarcísio e N. Sra. da Conceição. Neste dia a noite foi realizada ''Uma hora Mariana'' com os visitantes, um grupo da Congregação de São Luiz de Salvador e o Frei Tadeu Glazer - todos estes atos foram irradiados.
- Início da construção da Gabine Radiofônica ao lado esquerdo do Altar-mor.
- Setembro - Planejamento da construção da Casa do Candango e do ECASSA.
- Dezembro - Fundação do movimento liturgico ''O povo de Deus'', dia 08 de dezembro de 1963. O natal não foi muito animado por causa das chuvas. No ano novo foi então organizado o Presépio vivo com adoração dos Reis Magos por Frei Serafim do Amparo. Houve leilão e quermesse.

1964
- Chegaram: o Frei Marino de Offida e Frei Florencio, foram transferidos: Frei Hermenegildo, Frei Serafim do Amparo e Frei Mariano.



© Todos os Direitos Reservados à Paróquia Santo Antônio - Capuchinhos

Avenida Presidente Dultra - Capuchinhos, Feira de Santana - Ba

Tel: (75) 3625-1910