12-06-2020 12:33

Trezenário de Santo Antônio 2020

O Trezenário e Festa de Santo Antônio 2020 tiveram como tema Igreja da Caridade, inspirada em Santa Dulce dos Pobres, modelo de amor e doação. Frei Mário Sérgio, nosso pároco, convidou toda a paróquia e população feirense para juntos celebrar essa festa tão importante para nós, devotos e devotas. Os bancos da igreja ficaram repletos com fotos das famílias, uma ideia copiada e colocada em prática pela Comissão de Festa. Centenas de fotos foram espalhadas pelos bancos da Igreja, cena emocionante que marcou o novo formato do Trezenário, que nesse ano de 2020, por conta da Pandemia, aconteceu sem a presença física dos fiéis.

Santo Antônio é, sem dúvidas, um dos santos mais populares do Brasil. A imagem do Frei Franciscano, carequinha, descalço e com o Menino Jesus no colo está presente em muitos lares. Em Feira de Santana, a Paróquia Santo Antônio arrasta inúmeros fiéis, e por ser um ano atípico, com muito esforço e fé, as noites da Trezena tiveram uma comunicação que edificou e evangelizou através da mediação das máquinas. Foi necessário encontrar o equilíbrio entre a cultura do encontro e as transmissões online. Porém, o calor da máquina não suplantou o calor humano (afirma o Frei), o calor da troca, a falta da presença física, alegria da quermesse que acontecia todas as 13 noites e que deixou saudade tanto dos sabores das comidas típicas vendidas nas barracas quanto do tradicional forró pé de serra.

Frei Mário Sérgio, reforçou inúmeras vezes que tudo que foi realizado nesse trezenário, foi pensado para a segurança de todos. O distanciamento social se fez necessário como forma eficaz de combater o vírus, para que em breve toda a Comunidade Capuchinha esteja junta e aglomerada novamente.

Para 13 de junho, dia do Nosso Glorioso Santo Antônio, haverá missa festiva ás 10h, com carreata motorizada às 11h30 pelas avenidas Presidente Dutra, Getúlio Vargas e Rua São Domingos, partindo e retornando à Igreja dos Capuchinos. Estão todos convidados! Vamos fazer uma bonita procissão em louvor ao nosso Santo Casamenteiro.

Paz e Bem. Viva Santo Antônio!