22-12-2019 07:28

Advento: Vem Senhor Jesus!

O Advento (do latim Adventus, que significa vinda ou chegada) é o tempo litúrgico que antecede o Natal, momento de esperança onde todos nós, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivemos o arrependimento e promovemos a paz e a união. Tempo precioso para recordar o mistério da salvação e reacender os valores cristãos.

O Advento é, para toda a Igreja, momento de forte reflexão na liturgia cristã. No calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal. Um costume penitencial do advento é marcado pela cor litúrgica, que é o roxo.

Dado o início do Advento são montados o Presépio, a Árvore de Natal e a Coroa do Advento. Na coroa, há quatro velas, que são acesas a cada domingo do Advento e simbolizam nossa fé e nossa alegria. Segundo a Bíblia, o Anjo Gabriel apareceu a Maria numa visão, dizendo que em breve ela daria à luz a um menino, o filho de Deus que viria para trazer luz ao mundo.

Que neste tempo de reflexão e espera, possamos nos voltar para dentro de nós, buscando o próprio Cristo, o Messias, entendendo-o, dialogando com ele, deixando-se transformar por suas propostas e lições contidas no Evangelho. Que nos deixemos viver plenamente este Advento para descobrirmos Jesus Cristo em nós.