16-11-2018 17:36

Ano do Laicato

A Igreja no Brasil celebra, no período de 26 de novembro de 2017 à 25 de novembro de 2018, o “Ano do Laicato”. Este Ano tem como objetivo geral: “Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”.

O tema escolhido para vivenciarmos neste Ano foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, (Mt 5,13-14). Mas o que significa Laicato? O laicato se refere aos laicos, ou seja, aos leigos. Aqueles homens e mulheres, batizados, mas não ordenados, que têm um chamado próprio e específico no anúncio do reino de Deus. Atuam diretamente na Igreja, nos mais diferentes espaços sociais e culturais, levando o amor extraordinário de Deus para todos.

A presença e atuação dos leigos na ação da Igreja foi evidenciada no Concílio do Vaticano II (1962-1965), pois a partir dali, passaram a ter igualdade em relação ao clero em termos de dignidade, mas não em relação as suas funções. Aos leigos foi depositada maior participação em todos os serviços e ações da Igreja, em atividades das paróquias, na catequese de crianças e jovens, no apostolado e evangelização, na presença social e em diversas expressões.

A importância deste Ano do Laicato está no chamado de cada um de nós, dentro da nossa realidade, de nossa condição de vida, de nossas possibilidades. O Senhor pede a nós respostas e ações dentro das nossas capacidades, ainda que não saibamos quais sejam. Como leigos, devemos responder a essa convocação. Em nossas casas, em nossas famílias, em nossa vizinhança, em nossa paróquia.

“Juntos somos mais, separados somos menos, sozinhos somos nada, com Deus somos tudo”.
Deus nos abençoe!

Pascom Capuchinhos.