Comunidade São Francisco de AssisSurgiu através de um padre da comunidade, uma certa época ele deixou o seminário quando estudante e nessa volta ele reunia os jovens para fazer brincadeiras e cantar e louvar ao Senhor, com tudo isso ele jogou a idéia de criar uma comunidade e depois ele voltou ao seminário. Mas não parou por aí, continuaram as reuniões e louvores. Com tudo isso levaram ao conhecimento de um  padre que juntos dos membros apoiou a idéia. As reuniões aconteciam embaixo das árvores a cada encontro. Quando chegou ao conhecimento do padre que seria criada uma comunidade, houve discussões como seria o nome da comunidade. A primeira reunião aconteceu na casa do Ser. Martins, surgiram a idéia de dois nomes, foram os seguintes: Nossa Sra. da Conceição e São Francisco de Assis . Na primeira reunião não ficou decidido o nome, foi marcada a segunda reunião e nessa entrou em votação que aconteceu na casa da Sra. Aurina  que ganhou o nome de São Francisco de Assis.
Foi levado ao conhecimento do padre, como isso começou as missas. A primeira missa foi realizada na frente da casa do Sr. Martins senado celebrado por Frei Augusto Sartini com realização de batizado a segunda missa aconteceu em casa de Enedina de Vulgo (Sofia) a terceira missa foi implantada a primeira pedra para ser construída a igreja com a saída de Frei Augusto, surgiu a idéia de fazer um salão comunitário com Frei Carlos Inácio para servir a comunidade. Daí não parou, começou as colaborações, começou fazer eventos para arrecadar fundos para a construção do salão, as mulheres Terezinha e Azenir acordavam cedo para fazer tijolos para a construção, faziam lembranças para vender nos eventos, brincadeiras que eram corrida do ovo, jogo da preá, pau de cebo, vendia arroz doce.
Com o passar a luta continuava até o salão está construído, foi feito todo em mutirão.
Já construído,  o salão desabou. Quando o carpinteiro Miguel estava colocando o telhado o salão caiu junto com ele. Foi um horror, houve choro, desânimo e glórias. Foi comunicado a Frei Carlos, com a chegada de Frei Carlos ele tomou uma decisão e foi erguido dentro de 30 dias e inaugurado com procissão e missa festiva, em 14 de outubro de 1997. Foi celebrado com Frei Carlos e Frei Esmeraldo, com saída em procissão da imagem de São Francisco da Comunidade de Rainha da Paz.
Dentro desse salão foi criado a escola, são de reuniões, realizado cursos de costura, pintura, bordado, crochê, cabeleireiro, alfabetização de adultos e atendimento médico  mensalmente, hoje é um colégio eleitoral.
Com o passar do tempo houve a necessidade de separar a igreja do salão. Com a construção da igreja com ajuda de colaborações, eventos e mutirão: onde hoje já temos, pastoral, santíssimo, catequese, liturgia, terço, ministro extraordinário da eucaristia.
Foram integrantes os padres  - Salomão, Rutivalter, Enéias, Orlando, André e Jorge Fontes.